blog comments powered by Disqus

Somos apenas blogueiros

Há alguns dias estava lendo uma discussão breve no facebook sobre os erros na maneira de escrever dos blogueiros, a galera estava falando sobre erros ortográficos, gramaticais e outros que entram na categoria erros calamitantes (se é que esse não é um erro meu).

Na realidade isso me faz pensar sobre dois assuntos, eles estão ligados à comunicação e à simples capacidade de pensar.

Pensar é algo que está ficando cada vez mais raro, já falei sobre isso em diferentes posts aqui no A.P. As pessoas se tornaram preguiçosas, incultas, e limitadas. Quando alguém diz que é um mantenedor de blog espera-se que exista no mínimo um pedacinho de conhecimento sobre a lingua portuguesa. Na verdade, ou espera-se que a pessoa tenha um conteúdo extremamente inédito, único e interessante… que deixaria qualquer tipo de erro portugástrico ficar de lado. Se não for esse o caso a integridade do português seria interessante.

O que não podemos esquecer é que os blogs são de maneira grosseira um canal para pessoas que não têm o diploma de jornalismo ou de comunicação. Não me enquadro completamente nisso pois tenho um diploma de comunicação, suadamente bem tirado pela USP.

No entanto, me enquadro em pelo menos mais de 50%, pois se eu fosse bom nisso eu escreveria em um portal grande, ou em um jornal, em uma revista… ou sei lá, pelo menos um livro. E pior ainda, não seria diretor de arte e sim redator. (essa discussão, sobre “Diretores de arte também pensam”, vou deixar para outro post).

Mas o pressuposto básico é que todos indivíduos alfabetizados devem escrever de uma maneira correta. Sendo jornalistas ou não.

Longe de mim crucificar o povo que escreve errado, eu cometo gafes, várias por sinal. Pois na realidade tenho um problema grave, detesto reler o que escrevo. (já falei sou diretor de arte e isso é comum).

No entanto acho importante pararmos para pensar sobre esse assunto. Até que ponto há relevância nessa maneira de conteúdo. A abertura da possibilidade de qualquer pessoa escrever é sinal de que a cultura estar fluindo e evoluindo? Ou estamos assistindo a ignorância sendo espalhada? (devo assumir fui um pouco rude agora, mas é importante cutucar).

Longe de mim defender o controle da informação e do pensamento o que quero dizer é que falta cultura, para escrever é preciso ler. Levar em conta os clássicos e autores consagrados da literatura, do meio digital, do jornalismo e etc etc.

A tendência é só piorar, sei que meu texto é só um texto, que na realidade pode ser perfeitamente enquadrado no que estou “criticando”, mas gostaria de saber o que você acha também.

PS: Dessa vez eu revisei o meu texto, não posso errar em um texto criticando erros, mas com certeza devem ter vários. #sorry

  1. adverthinking reblogged this from bemaleatorio and added:
    Há alguns dias estava lendo uma discussão breve no facebook sobre os erros na maneira de escrever dos blogueiros, a...
  2. bemaleatorio posted this
Comments