blog comments powered by Disqus

Diretor de arte também pensa

Como eu prometi no post “somos apenas blogueiros”, vou falar um pouquinho sobre um dos grandes paradigmas da publicidade e das agências.

Antes de qualquer coisa gostaria só de falar um pouco de mim para justificar os meus argumentos e algumas de minhas ignorâncias. Sou diretor de arte há 4 anos e passei por agência de BTL e hoje trabalho com web (social media e digital). Além disso me formei em comunicação social com especialização em Relações Públicas.

Tenho que assumir que quatro anos não é um longo tempo que me dê o embasamento necessário mas já é um tempo que permite ter o que escrever.

Os diretores de arte que já tive oportunidade de conhecer ao contrário do que muitos acham, eles pensam e pensam bastante. A grande maioria tem uma vida inteligente além das rotinas mecânicas. Muitos tem a impressão de que são usados apenas braçalmente, mas pelo contrário nós temos a capacidade de entender muito mais do que o pacote adobe permite.

A galera entende de moda, de história, de culinária, e de muitos outros assuntos que não tem fim. Aposto com você de que muitas das vezes em brainstorms e reuniões quando o D.A falou, na hora veio na cabeça do povo: “ixi, lá vem loucura e ladainha do criativo…”.  pode ser mentira mas é a impressão que temos.

Só que a galera não percebe que o louco da criação, está o dia inteiro sentado com a bunda quente vendo referências, lendo noticias e se interando dos jobs. Tudo bem que muitas das vezes ocorrem alguns deslizes nos textos e em pequenos detalhes, mas quem não erra? (o redator que não pode).

Realmente quebrar esse paradigma é difícil e muito disso tem participação especial dos próprios D.As que fazem questão de manter a ignorância, afinal de contas para eles o visual é o que importa.

Mas pelo contrário, o que importa não é mais somente o visual. Cada vez mais a moda perdida da escrita que foi vulgarizada pela rapidez dos updates do facebook está voltando, assim como eu disse nesse antigo post.

Junto com isso a tendência é de que os diretores de arte precisarão ser cada vez mais completos: saibam pensar, agir e até escrever.

Voltando ao foco do post, gostaria de convidar você do atendimento, do planejamento, da produção e de qualquer outra área da agência a reparar no seu diretor de arte, ele é muito mais do que um layouteiro com grandes fones de ouvido. Tem uns que gostam de literatura, outros de música, e vários que manjam bastante de comunicação.

Aos diretores de arte eu gostaria de fazer um convite… curta e comente esse post, conte para nós o que você pensa. Como o atendimento te trata? Como você acha que a galera te vê?

Se você usa o facebook abaixo tem uma caixa bem simples para comentar e ao mesmo tempo divulgar, se você não quer usá-lo a caixa de comentários do disqus está lá em cima.

Não concorda comigo? Faça suas considerações, aqui nesse blog todo mundo pensa, não só os diretores de arte.

  1. adverthinking reblogged this from bemaleatorio and added:
    Como eu prometi no post “somos apenas blogueiros”, vou falar um pouquinho sobre um dos grandes paradigmas da publicidade...
  2. bemaleatorio posted this
Comments